ITINERÁRIO 10.º ao 18º DIA



9.ª ETAPA – 260Kms – A próxima etapa ruma a mais uma cidade das Mil e Uma Noites – Samarcanda (Samarqand), que significa “Fonte de Pedra” ou “Cidade da Pedra”. É a segunda maior cidade uzbeque (a maior é a capital, Tashkent). A cidade situa-se num fértil vale e tornou-se famosa pela sua localização no centro da Rota da Seda entre a China e a Europa e também por ser um centro de estudos islâmicos de enorme importância. Fundada no primeiro milénio AC, como paragem da Rota da Seda, é uma das mais antigas cidades do mundo e uma encruzilhada de culturas, artes e tradições. Foi conquistada por Alexandre, O Grande, quando era conhecida por “Marancanda”. Embora Alexandre tivesse ido mais longe, este foi o último território que conquistou.



No séc. XIV foi capital do império de Tamerlão que a transformou numa cidade imperial com monumentos magníficos. Foi também capital uzbeque entre 1925/30. Hoje é o centro comercial e turístico do país e tem pouco mais de meio milhão de habitantes. “Samarcanda é a Pérsia de Ornar Khayyam, poeta do vinho, livre pensador, astrónomo de génio, mas também de Hassan Sabbah, fundador da Ordem dos Assassinos, a mais temível da História.” Temperatura entre os 20º (Max) e 15º(Min).







10.ª Etapa – 430Kms - Nesta etapa a expedição entra em território do Tajiquistão.Antes de começar a subir para o tecto do mundo a caravana vai ficar junto ao maior dique do mundo – Nurek Dam. A represa hidroeléctrica Nurek Dam feita no Rio Vakhsh é a mais alta do mundo, com 300 metros de altura. A construção da barragem começou em 1961 e foi concluída em 1980 quando o Tajiquistão ainda fazia parte da URSS. A cidade próxima da barragem, também chamada Nurek, é o local onde residem os engenheiros e empregados da hidroeléctrica.



O reservatório formado pela barragem tem uma capacidade de 10,5Kms cúbicos, 70Kms de comprimento e uma superfície de 98Km quadrados. A água armazenada também é utilizada para irrigação agrícola de cerca de 700Kms quadrados sendo transportada 14Kms através de túneis.





11.ª Etapa – 220Kms - Tavildara é a capital do distrito com o mesmo nome. É uma das zonas mais altas do centro leste do Tajiquistão rodeada pelo Vale de Rasht pelo norte, as Montanas Darvaz no sul e os mais altos picos Pamires pelo este. A cidade encontra-se a 3.730m de altitude. Os Tajiks originais são provenientes deste distrito, mais concretamente da zona mais isolada a leste, chamada Vakhio.



Este território é igualmente famoso por nele existirem muitos locais sagrados como o Mausoléu de Hazrati Birkhi Vali, entre outros. O 12 dia termina nesta cidade do tecto do mundo. Esperemos não ser consagrados pela maleita das alturas…







12.ª Etapa – 300Kms - A etapa de hoje sai das alturas e não desce muito. O objectivo é Khorog (TJ), cidade com cerca de 30.000 habitantes que fica a 2.500 metros de altitude nas Montanhas Pamir (antigo Monte Imeon) e é a capital da província do Gorno-Badakhsan e do distrito de Shughnon. A cidade encontra-se na confluência dos Rios Ghund e Pani e é delimitada a sul e a norte pelos deltas Shakhdara e Gunt e é conhecida pelas suas belas árvores de álamo que dominam a flora da cidade. Apesar da cidade ter uma universidade, doze escolas e vários hospitais Khorog é uma das áreas mais pobres do Tajiquistão (sendo a Fundação Aga Khan a única fonte de ingresso de capital). Dispõe de um museu e de um jardim botânico que é o segundo do mundo a maior altitude. Uma ponte permite atravessar o rio para o lado afegão. Khorog é servida pela famosa Pamir Highway (M41/ E008) que, de auto-estrada, apenas tem o nome, no ponto em que esta deriva do Vale de Panj para este para o Vale Gunt. É a estrada que atravessa as Montanhas Pamir através do Afeganistão, Uzbequistão, Tajiquistão e Quirguistão. É a única estrada contínua através destes difíceis terrenos montanhosos sendo a principal via de abastecimento da Região Autónoma do Gorno – Badakhsan do Tagiquistão. A estrada é usada há milhares de anos e é um elo de ligação à antiga rota comercial da seda (Rota da Seda).



Se não é pacífico o local onde a estrada começou ( Mazari Sharif no Afeganistão, Termiz no Uzbequistão, Dunsanbe ou Korog no Tajiquistão) já todos concordam que termina em Osh no Quirguistão. É a segunda mais alta estrada pavimentada do mundo tendo seu ponto mais alto na passagem de Ak-Baital a 4.655 metros.



Actualmente encontra-se ligada à mais alta que é a Karakoram Highway (KKH) que liga a China ao Paquistão com uma passagem aos 4.693 metros. As condições da “auto – estrada” variam muito durante o seu curso – em alguns locais é alcatroada mas a maioria é em terra batida e rocha. A travessia é muito difícil em ambas as direcções no inverno e na primavera. Khorog dispõe igualmente de um pequeno aeroporto.Preveem-se temperaturas entre 26º(Max) e os 11º (Min).





13.ª Etapa – 210Kms – Alichur fica na Pamir Highway, no meio do nada, a 3.800m de altitude - o rally volta a subir ao tecto rodoviário do mundo. Alichur situa-se igualmente na província autónoma do Gorno-Badakhsan, no caminho entre Khorog e Murghab, o próximo destino. Em termos de tempo rodoviário fica a quatro horas Khorog e a duas de Murghab.



Tem uma população de 1.500 habitantes (150 famílias). Fica num planalto amplo e aberto ladeado a norte (maior pico a 5.880m) e a sul (maior pico 5.500m) pelas Montanhas Alichur.





14.ª Etapa – 105Kms – Hoje a caravana faz apenas 105 kms até Murghab (TJ) que significa “Rio dos Pássaros”. A sua população é metade Pamiri e metade Kirguis. Capital do Distrito de Murghob na Provincia Autónoma do Gorno – Badakhshan, é a cidade mais alta do Tajiquistão (e da ex- URSS) a 3.650 metros de altitude. Fica na junção entre a o Rio Murghab e a Pamir Highway. Da PH deriva para este uma estrada recentemente construída sobre a passagem de Kulma que entronca com a KKH (Karakoram Highway). Esta junção, inaugurado em Maio de 2004, no ponto da fronteira, apenas pode ser atravessado por chineses e tajiks não se prevendo quando será aberta a outros nacionais.



Como referido anteriormente, a KKH, que tem 1.300Kms (806Kms no Paquistão e 494 na China), é a rodovia internacional pavimentada mais alta do mundo com uma passagem aos 4.693 metros. Liga a China (Kashgar, na região de Xinjiang)ao Paquistão (Abbottabad/Hasan Abdal) pela Montanha de Karakoram através da passagem de Khunjerab – ou seja, une a antiga Rota da Seda à região de Gilgit – Baltistan na parte de Cachemira controlada pelo Paquistão. Dadas as difíceis condições em que foi construída e as suas passagens a grandes altitudes é uma procurada atracção turística já apelidada da Nona Maravilha do Mundo. Na China tem a referencia G314 e no Paquistão N35. Sendo agora uma junção de várias rodovias, espera-se que Murghab se torne num centro importante de comércio entre Xianjiang e a Ásia Centra.








15.ª Etapa –O Rio Panj separa a cidade Ishkashim Tajik da cidade Afegã com o mesmo nome. Uma ponte aberta em 2006 une as duas. A cidade encontra-se num vale fértil a 3037 metros de altitude. O clima é geralmente frio. O vale situa-se numa zona estratégica pois domina a unica estrada entre o Badakhshan, Shighann e Wakhan, acessível durante o inverno. Havia um forte feito de lama no centro da cidade.




Esta etapa termina na Ishkashim tajik. Quem quiser passar para a parte afegã terá que se munir de visto. Quem gostar de lápis lazúli está próximo de uma das grandes minas desta pedra semi-preciosa que pode ser comprada na Fundação Rupani.




16.ª Etapa – A viagem ao tecto do mundo está a chegar ao fim e esta é a sua penúltima etapa que finda na cidade fronteiriça de Khostav (ou Khosfav). A etapa vai desenrolar-se sempre junta à fronteira Tajik-Afegã excepto para aqueles que a pretendam fazer em solo afegão.



17ª e Última Etapa – 251Kms - A ultima etapa do CAR termina na capital Tajik, Dushanbe, depois de percorrer 7.284Kms desde Budapeste. Dushanbe significa segunda feira em Tajik - a cidade cresceu num local onde, nesse dia, se fazia uma feira semanal importante. Está situada na confluência dos rios Varzob e Kofarnihon a 706 metros de altitude e tem cerca de 600.000 habitantes. Até 1929 chamou-se Dyushambe. Quando o Tajiquistão passou a ser uma RSS, a cidade passou a ser denominada de Stalinabad e em 1961 renomeada de Dushanbe. Os soviéticos transformaram a zona num importante centro de produção de algodão e seda.



A cidade ficou muito danificada devido à guerra civil (1992 – 1997) que rebentou logo após a independência. Contudo, a rápida recuperação da economia Tajik vem refazendo a cidade que volta ser um importante centro comercial, industrial e cultural.
O regresso a casa dos participantes depende da opção que cada um escolheu. Os que trouxeram o carro com intenção de o deixar em Dushanbe regressam de avião. Para os restantes a saga continua pelo mesmo caminho ou por outro.


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