sexta-feira, 9 de março de 2012

Equipa Classe Turistica (Turistaosztály Csapat)


Está feita a nossa equipa para o 1.º Central Asia Rally a realizar entre 26.05 e 12.06.2012. Gábor Pallos, Attila Kozár e Domingos Simões - somos a equipa "Classe Turistica" (em hungaro, Turistaosztály Csapat). Falta o quarto interveniente, a viatura. Essa ainda não está definida.
As preliminares iniciam-se com os vistos. São quatro: Rússia, Casaquistão, Uzebequistão e Tajiquistão (e ao que parece, Afeganistão também). Só a Ucrânia é que não exige visto. No final, vendemos a viatura e voltamos de avião. Vai começar a saga até ao "tecto do mundo". Depois das estepes os Pamirs.
Bem... a saga começou logo nos vistos. O Attila não consegue tirar os vistos da Russia e do Cazaquistão sem a presença do interessado. Já o sabia quanto à Russia. "Cazaquistom é que nom". A Russia tem embaixada em Lisboa e o Cazaquistão em Madrid. Decidi começar pelo visto da Rússia. Pelo preço que me pedem pelos serviços na agência Lusitana Sol nem vale a pena pensar em ir à capital. Para conseguir o visto é necessário uma "invitation letter" que se consegue em agencias acreditadas para o efeito. Mal tenha a IL "empacoto" tudo e mando para Lx para o primeiro visto - русская виза.
16.03.2012 - Tudo "empacotado" para enviar para Lisboa para a emissão do visto Russo. Toca a aguardar e esperar que não haja entraves.
29.03.2012 - Recebi o visto russo - o primeiro visto do primeiro CAR - emitido em 21.03.2012. Prometo de aqui a uns anos leiloa-lo no Ebay ;)



Entretanto parece que sempre se vai conseguir a emissão do visto Kasakh em Budapeste.
No mesmo dia fotos, documentos e passaporte a caminho de Budapeste. Bem... só para vistos vai uma renda. No final eu apresento-vos a conta.
Há que reservar os voos. Quanto mais tarde mais euros: na ida - Porto, Lisboa, Budapeste; na volta Dushanbe - São Petersburgo - Paris - Porto. Como não queria reservar voos antes de estabilizar minimamente a questão dos vistos os voos ficaram mais caros, mas encontrei uma solução de conexões melhor. Não foi tudo prejuizo. O passaporte, documentos e fotos já se encontram nas mãos do Gabor. Não gastem dinheiro em EMS, DHL e isso. Um envelope registado entregue nos CTT da Povoa de Varzim na quinta feira, segunda já estava em distribução em Budapeste.
Quanto à equipa, está completa. O quarto participante é o "beiculo": Ssangyong Musso 2.3 a gasolina que nos vai levar até à meta do CAR em Dushanbe.



Depois de um baptismo pacífico, a viatura, verde, passou a chmar-se "Green Tea".
30.04.2012 - Os vistos do Casaquistão e Tajiquistão já estão nos passaportes. Resta o do Uzebequistão. Faltam também vinte e quatro dias para abalar para Budapeste. Portugal está bem representado com cinco lusos. Lá para a frente apresento-vos. 
03.05.2012 - O "Green Tea" já tem bilhete de identificação / passaporte novo. Hoje estava no mecânico a colocar a nova chapa de matrícula - em transito. Começam a afinar-se os "packing lists". O verão já chegou a Budapeste. Aqui chove atirada a cântaros. Até a lareira sabe bem...
07.05.2012 - E pronto. A saga dos vistos terminou - foram emitidos os Uzbeks. Em 24.05.2012 à tarde, é a "Dushanbe Garden Party" em Budapeste, na casa do Jagger. Aí estará a nossa equipa completa. O Green Tea vai ser sujeito a um "make up" para ir bonito no rally.
23.05.2012 - Pronto. Este relato termina por aqui e segue na página do "Diário". Amanhã e sexta cinco portugueses arrancam para Budapeste para participar no Rally da Ásia Central que sai no sábado, 26. A página do Diário vai contar tudo em texto e imagem. É só um click aqui ao lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário