ITINERÁRIO 1.º ao 9.º DIA



A viagem ao tecto do mundo inicia-se no dia 26 de Maio de 2012 em Budapeste, Hungria e termina no dia 12 de Junho de 2012 em Dushanbe no Tajiquistão.





1.ª Etapa - 804Kms - No primeiro dia a caravana irá até Rivne ( Рівне), uma cidade no noroeste na Ucrânia. É o centro administrativo do Óblast de Rivne(sub-regiões administrativas criadas pela União Soviética em 04 de Dezembro de 1939, após a anexação desta antiga região polaca que passou a fazer parte da RSS da Ucrânia) que esteve sob ocupação alemã entre 1941/44. Rivne foi criada em 1283 então cidade do principado de Galytsko - Volynskoye. Na segunda metade do século XIV foi governada pela Lituânia. No século XVI passou a ser um pequeno protectorado da Polónia. Em 1793 na primeira fragmentação da Polónia a cidade passou para o domínio russo. Foi instituída cidade em 1797.

Em Fevereiro de 1918 foi ocupada pelas tropas Austro - Germânicas revertendo para a Polónia entre 1920 e 1936. Tem uma população de cerca de 250.000 habitantes e é atravessada pelo Rio Ustye. Deve o seu desenvolvimento ao facto de se ter tornado um entroncamento, primeiro, de caminhos de ferro e depois da auto-estrada. Rivne dispõe de aeroporto. Nesta época do ano prevêm-se temperaturas de 24º(Max) e 17º(Min) para Budapeste e 20º e 12º para Rivne.



2.ª Etapa - 811Kms - O segundo dia terminará na cidade Ucraniana de Kharkiv (Harkov ou Kharkov), capital do Óblast com o mesmo nome.



Entre 1918 e 1934 foi a capital oficial da Ucrânia. Fica situada no leste da Ucrânia, no vale formado pelos rios Kharkiv, Lopan e Uda. É a segunda maior cidade ucraniana com cerca de 2.000.000 de habitantes. É uma cidade que se pode dizer produz praticamente tudo, desde uma agulha a aviões. É uma cidade industrial na área de maquinaria, electrotécnica, instrumentos energéticos, alimentação e indústria ligeira. É o maior centro de negócios da Ucrânia. O seu aeroporto tem um movimento diário de 200 aviões.



É também uma cidade com uma longa e gloriosa história: em 2004 celebrou o seu 350º aniversário sendo hoje um dos maiores centros culturais e científicos do pais e do leste europeu.



A cidade tem cerca de 60 centros de investigação científica, treze faculdades nacionais e numerosos institutos técnicos e profissionais privados de elevado nível educacional e institucional. A sua riqueza arquitectónica também é notável. Temperaturas previstas de 21º/11º.







3.ª Etapa – 544Kms – A saga entra em solo russo pernoitando nas proximidades de Volgograd (Silent Don). A cidade chamou-se Tsaritsin entre 1598 e 1925 (por ter nascido numa fortaleza perto do Rio Tsaritsa) e Stalingrad entre 1925 e 1961 (para homenagear o então secretário-geral do PCR, Josef Stalin por ter derrotado à frente do Exército Vermelho o General Anton Denikin, comandante do Exército Branco). É a capital administrativa do Oblast com o mesmo nome, situa-se no sul da Rússia, tem cerca de 1 milhão e trezentos mil habitantes e estende-se por cerca de 80Kms na margem ocidental do Rio Volga.



A sangrenta Batalha de Stalingrad teve lugar nesta cidade no inverno de 1942 conseguindo o exército soviético aguentar e banir as tropas nazis desgastadas pelas rigorosas temperaturas da região. Temperaturas previstas 24º/15º.





4.ª Etapa – 609Kms - Ao quarto dia, ainda em território russo, o objectivo é a cidade de Astrakan, capital do Óblast com o mesmo nome. Com cerca de meio milhão de habitantes, situa-se na parte europeia da Federação Russa no delta do Rio Volga, próxima da desembocadura do Mar Cáspio. Ivan, o Terrível, conquistou o Canato de Astrakan em 1556. Treze anos mais tarde a cidade foi sitiada por um exército otomano que teve que recuar em retirada. No Séc. XVII a cidade desenvolveu-se como os portões russos do oriente. Mercadores da Arménia, da Pérsia e Khiva estabeleceram-se na cidade, dando um ar multinacional e variado à cidade. O seu nome tornou-se famoso pela pele e lã dos cordeiros e carneiros da região.Prevem-se temperaturas entre os 26º/15ºC.








5.ª Etapa – 887 Kms - Astrakan fica próxima da fronteira Russa com o Cazaquistão para onde se dirige a expedição que terminará o seu quinto dia na cidade de Beyneu, centro administrativo com o mesmo nome, no Óblat de Mangistão.



Aqui começa a odisseia offroad, ou seja. pouco asfalto e muita terra e pedra que, depois de subir e descer as altas montanhas pamires do Tajiquistão (com duas passagens aos 4.600mts) terminará na capital Dushanbe. A cidade têm à volta de 30.000habitantes, é servida por caminhos de ferro e tem aeroporto. O Óblat (distrito) de Mangistão, cuja capital é Aktau é responsável pela extracção de 25% do petróleo do Cazaquistão.







6.ª Etapa – 380Kms - Hoje a idílica República do Uzbequistão dá as boas vindas ao CAR que se dirige à cidade de Muynaq. Muynaq situa-se na parte norte da província do Karakalpakstan no oeste Uzbeque, nas margens do Mar Aral.



Tem cerca de 13.000 habitantes e a sua população vem decrescendo desde 1980 devido à recessão do Mar Aral. A paisagem nos arredores da cidade mostra um autentico cemitério de barcos pesqueiros deixados para trás após o decesso de uma industria piscatória, outrora rentável.






7.ª Etapa – 406Kms - Ao sétimo dia a caravana chega a uma das pérolas da Ásia Central, a inigualável cidade de Khiva. Khiva é provavelmente a cidade mais peculiar do Uzbequistão e da Ásia Central. A sua história está intrinsecamente ligada com a história do Turquemenistão porque esse território foi parte do legendário Estado de Khorezmshah com capital em Urgench. Khiva é uma cidade muito antiga e ainda hoje bastante preservada.



No Séc. X era mencionada como o maior centro de negócios da Rota da Seda. Todas as caravanas tinham que parar na cidade no seu caminho de ida e volta à China. Do alvorecer ao por do sol, enquanto as portas da cidade estavam abertas era um entra e sai frenético de caravanas de camelos carregados com as suas preciosas cargas. No início do séc. XVI, as tribos nómadas Uzbeques fixaram-se no Estado de Khorezm e aí fundaram Khiva Khanate.



Contudo, Kiva não se tornou logo a capitak de Khanate. Tal só aconteceu no ano de 1598 quando a capital Urgench foi destruída devido à mudança do Canal de Amudarya. No séc. XIX, Rússia anexou parte de Khiva Khanate e um século mais tarde tornou-se a capital da RSS de Khorezm. Em 1924 os territórios do oásis de Khorezm tornaram-se parte do Uzbequistão e do Turquemenistão. Há uma lenda que reza que Khiva cresceu em volta de do poço de Hewvakh, abundante em água saborosa e fresca. O poço foi escavado por ordem de Sem, filho de Noé. Podemos ver tais “factos” em Itchan Kala, a parte antiga de Khiva. Khiva é uma cidade única, reivindicando legitimamente ser uma das sete maravilhas do mundo graças à sua atmosfera autentica do “início dos tempos”. Khiva é um museu a céu aberto, sendo o seu núcleo no Castelo de Itchan Kala, fortaleza dentro da qual estão concentradas todas as grandes obras arquitectónicas da cidade. Em 1990 foi classificada como Património Mundial da Unesco.Prevem-se temperaturas de 30º/ 18º.


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8.ª Etapa – 473Kms - Em território Uzbeque a oitava etapa termina em Bukhara, uma das mais antigas cidades da Ásia Central e terra de contos de fadas e lâmpadas mágicas. É o mais perfeito exemplo de uma cidade medieval do centro asiático. Sempre foi itinerário obrigatório das caravanas da Grande Rota da Seda porser o único oásis das redondezas. Hoje é famosa não só pela sua soberba história mas também pela sua beleza monumental e actividade comércial.



Cada viajante encontra algo único nesta cidade. A maioria dos monumentos desta cidade oriental romântica data da Idade Média. Recentes escavações revelaram espessas camadas culturais, ou seja, vestígios de antigos assentamentos. Com base em artefactos, cerâmicas, lareiras, moedas, jóias e ferramentas encontrados na camada inferior fixou-se a data antiga da cidade entre o Séc. IV AC e o Séc. IV DC, ou seja, Bukhara tem cerca de 2.500 anos como a sua vizinha Samarcanda para onde seguiremos amanhã.



No ano de 709 tornou-se o maior centro cultural do califado de Baghdad e em 892 a capital do Reino de Samanid. O grande desenvolvimento do burgo sofreu um duro golpe em 1220 quando foi saqueado pela horda mongol de Genghis Khan. Renasceu das cinzas tornando-se parte do Império Timurid, cuja capital era Samarkanda. Bukhara é também o maior centro teológico muçulmano do Oriente Próximo com mais de 200 mesquitas e 100madraças. No ano de 1920 foi absorvida pela União Soviética. Entre muitos monumentos destacam-se a famosa Tumba de Ismail Samani, obra-prima do séc. X da arquitectura muçulmana e várias madraças do séc. XVII. Temperaturas de 30º / 20º.

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O nono dia é de descanso para desfrutar melhor desta bela cidade.